segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Sobre redes sociais

Por conta da privacidade, cancelei minha conta no orkut.  Imediatamente, criei uma rede social, aliás duas, no Ning.

O Ning é um daqueles serviços da internet onde qualquer um pode se inscrever e usufruir. No caso, a funcionalidade é a de criar sua própria rede social, com gerenciamento de regras. Embora já existam várias opções, a Ning me pareceu a mais apropriada para o momento.

Escolhida a ferramenta, fui lá criar a rede e acabei criando duas. Uma delas, a Keep In Touch – Network, tem o objetivo de gerar e manter contatos com pessoas com as quais me relaciono profissionalmente. Como tenho mais de 5.000 contatos em minha lista de contatos, a idéia pareceu boa. Como sou muitas vezes solicitado a indicar pessoas para a(s) área(s) em que atuo, pareceu que manter contato seria uma boa idéia, até como fonte de atualização. Claro que já há gente grande nesse nicho (Plaxo e Linkedin, por exemplo). Mas a Keep In Touch – Network parece ser uma maneira de abreviar as coisas.

Já a outra rede é para os amigos. Ou seja, aquelas pessoas que não conheci no ambiente profissional. Ou algumas que até foi assim, mas cuja aproximação permite um tipo diferente de contato. A rede é a Keep In Touch – Friends.

A grande vantagem é que podemos gerenciar acesso e outras ações de acordo com nossa vontade. E, quando digo nossa, quero dizer que, de futuro, vou atribuir a outras pessoas a co-gestão da coisa. Até mesmo torná-la pública, se for o caso, pois hoje não é.

A grande desvantagem é que precisamos convidar as pessoas a participar e aquele link pode parecer uma daquelas cyber-armadilhas. Mas essa é outra história.

Por isso, se você receber um convite com um link para o Keep In Touch – Network ou Keep In Touch – Friends, dê uma passada por lá para avaliar se merecemos sua companhia.

Logo - KITNetwork

 Logo - KITFriends

Ainda estamos começando, mas chegamos lá. Na medida do possível, vou agregar novas funcionalidades às páginas, para ficar o mais próximo possível do orkut, o grande campeão nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário