terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Direitos? Que direitos?

Contei aqui a história do que considerei o abuso de um hotel. Pois bem, semanas depois, ao dar entrada em outro hotel (internacional, conceituadíssimo) me foi solicitada a apresentação de um cartão de crédito. Para uma pré-autorização, que, disseram-me, seria cancelada na saída, quando eu pagasse a conta. Bovinamente entreguei o cartão de crédito.

Na saída, uma balbúrdia de pessoas ao mesmo tempo fechando a conta, a cada uma era explicado que o cancelamento daquela pré-autorização era automática. Nem mesmo teríamos o comprovante dessa transação, justamente por ser automática.

Qual não foi minha surpresa ao constatar, na fatura do cartão, um lançamento daquele hotel, em valor muitas veze superior ao da pré-autorização. Fui ao hotel, e tentaram me convencer de que a culpa era minha, com alegações que nem chegam perto da verdade.

Depois de muita discussão, prometeram-me, desde que lhes apresentasse uma documentação, cancelar o lançamento.

Vejamos:

  • a autorização prévia seria cancelada automaticamente e não foi;
  • o valor lançado era sete (7) vezes maior que o autorizado (para cancelamento);
  • paguei a conta com cartão de débito, à vista, portanto;
  • havia valores lançados referentes a contas de telefone celular, logo para mim, que ando com dois celulares e só falo por eles;
  • tentaram me convencer de que o valor estava cobrado justamente.

Nada, em momento algum, me convencerá de que foi um erro humano. Seria, sim, se o valor lançado fosse aquele pré-autorizado. Nunca um valor multiplicado por sete. A fatura dizia que era um lançamento manual no cartão de crédito. Ou seja, alguém interagiu com o processo para que esse resultado surgisse.

Ainda estou aguardando a comprovação do cancelamento. E, em seguida, vou procurar os meios legais para ver se cabe punição à empresa. Mas ficou provado o seguinte: o consumidor está a pé, num mundo corrido com foguetes.

À luta!

Um comentário:

  1. Estou com um problema no meu blog: o espaço de fotos está completo e não admite mais fotos. Tentei criar um novo blog mas não resolveu pois o espaço está vinculado a conta do Gmail. Tem alguma dica para eu resolver o problema ???
    Passaremos o carnaval em Salvador e A Cris estará em Guarajuba, não podes vir baianar, acararejar e azeitedendear ?
    dig

    ResponderExcluir