domingo, 25 de janeiro de 2009

A cooperação na blogosfera – Blogger’SPhera

Quando iniciei meu blog, eu não sabia nada de HTML ou de qualquer outra área que pudessem me auxiliar na diagramação e apresentação de novidades na página. Inicialmente utilizei recursos do Terra, logo substituída pelo Blogger. Quando me dei conta de que podia fazer alterações, desde que com um pouco de conhecimento, comecei a pesquisar e achei o excelente Blog a La Carte, da Rô. Que, infelizmente, sofreu um dos problemas desta blogosfera, e foi “roubado”.

O fato é que esse site me mostrou que podíamos fazer muita coisa, mesmo sem conhecimento, pois era uma espécie de guia de mudanças. Como nem tudo é calmaria, havia problemas, das mais diversas origens. Mas a Rô nunca deixa ninguém na mão, e era só postar a dúvida que ela prontamente dava dicas de como resolver.

Várias das mudanças em meu blog (a grande maioria) vieram do Blog a La Carte, depois substituído pelo Blogger’SPhera.

Quando eu publiquei o texto sobre o Orkut e a privacidade, fui criar minha própria rede social. E é claro que me apoiei num artigo do Blogger’SPhera. Fácil, rápido, mas impossível sem conhecer a possibilidade.

Aí me dou conta do seguinte: tive muita ajuda e foi gratuita. É ajuda desinteressada, e às vezes é mesmo despercebida (a Rô talvez nem saiba que foi ela quem me apresentou às redes sociais). Mas, nos seus posts, devidamente acompanhados por mim, claro, ela sempre dá informações que, se não imediatamente, podem servir e muito a nós, menos experientes e menos pacientes. E, assim, de texto em texto, vamos neste espaço cibernético, encontrando ajuda e às vezes ajudando outros anônimos.

Na votação do Best Blogs Brazil votei no Blogger’SPhera, claro. Mas fatores outros me impedem de dizer que foi uma votação que refletiu a verdade dos fatos. O Best Blogs fez sua parte. E, de forma muito transparente, apresentou o problema a todos os que por lá passavam, permitindo inclusive opinar sobre o melhor caminho. Parabéns ao BBB, mas vou olimpicamente ignorar o resultado da votação. Na categoria Metablogs, o vencedor é o  Blogger’SPhera, declara meu lado ditador. Hoje, no almoço, vou celebrar com meu scotch preferido a existência ainda de pessoas como a Rô, que, desinteressadamente, ainda se dispõem a ajudar os incautos, como eu.

Ah, breve dados sobre minhas redes. Sim, no plural, porque sou atrevido e megalomaníaco…

Update: Saúde!

IMG00189 (Foto de celular…)

4 comentários:

  1. Oi Renato!
    Assino embaixo o que você escreveu sobre a Rô. Inteligente e generosa como ninguém, ela tem a maior paciência do mundo pra ensinar a gente...
    A propósito, tem um meme pra você lá no meu blog.
    Acho que você nem sabe...hehehe
    Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Belatrix. Obrigado. Visitei seu espaço, adorei. Vou dar sequência ao meme.

    Abração...

    ResponderExcluir
  3. Ah, e ao engraçadinho: sim, a foto é de um copo de whiskey, mas TIRADO DE UM CELULAR!!!

    ResponderExcluir
  4. Pô, já que nem me convidou prá esse almoço, podia ter mandado a garrafa do Scotch, né? :P

    Brincadeirinha... prefiro bourbon.. ahahahah

    Você não existe, Renato!! É um prazer enorme bancar a "fessora" de pessoas como você e essa moça gente fina aí de cima.

    E esse "laço" qua a gente vai criando é muito gostoso. Parece até que conheço vocês como se já os tivesse encontrado.

    Obrigada, amigão e um grande abraço!

    ResponderExcluir