segunda-feira, 14 de julho de 2008

Uma receita – Caldinho de feijão

Outro dia baixou aqui em casa a doutora Alexandra e exigiu: - quero caldinho de feijão!

Apesar de me ter visto fazendo, ainda exigiu a receita. Aqui vai, doutora. Ao final, uma outra receitinha, só para você, tá?

Para o caldinho:

Ingredientes:

  • Feijão (é, vai feijão...), de preferência já cozido. Senão, demora mais...
  • Calabresa;
  • Cebolinha picada;
  • Sal;
  • Azeite;
  • Limão;
  • Alho (eu só uso quando há alguém comigo que goste);
  • Pimenta (eu uso Tabasco)

Preparo:

Picar a calabresa em pedacinhos pequenos e levar ao fogo baixo (o mais baixo possível), numa frigideira apensa untada. Mexer até que ela fique bem sequinha e crocante. Reservar. Eu ponho num papel absorvente para eliminar o excesso de óleo.

Eu utilizo a gordura que fica na frigideira para refogar o feijão, para ele adquirir mais gosto. Refogo com alho, sem deixar queimar. Adiciono água e sal (ou tabletes de Caldo Knorr de bacon) e, em fogo lento, deixo encorpar o caldo.

Bater no liquidificador (eu gosto bem líquido. Há quem gosto com mais pedaços do feijão. Quando é o caso, reservo um pouco do feijão para bater em separado, para deixá-lo mais graúdo).

Para servir: numa caneca, coloco um fio de azeite, uns pingos de pimenta, um pouco de sumo de limão e a calabresa. Por cima, jogo o caldinho bem quente. Finalmente, jogo a cebolinha picada por cima.


Agora, doutora, a receitinha mais importante:

  • LAVAR, com água e detergente, utilizando uma esponja, todos os utensílios utilizados. De preferência, vá lavando enquanto prepara. Não deixe acumular, senão a preguiça assusta a vontade. Mas É PRECISO LAVAR. Louça não se lava sozinha. ENTENDEU???

Nenhum comentário:

Postar um comentário