terça-feira, 15 de julho de 2008

Novidades?

Uma amiga me perguntou sobre a mudança no layout do blog. Explico: coloquei algumas (duas) facilidades: uma para mim, e a outra para mim.

A primeira delas é a caixa "Inscrever-se em" aí ao lado direito, logo abaixo da foto. É uma facilidade para quem usa "Readers" para acompanhar sites de internet. Ao abrir o reader ele atualiza, desde que o micro esteja conectado à internet, o conteúdo do site inscrito.

O que é Reader? Ora, é... é... pera... é um "agregador", que faz a consulta, a partir de um único ponto, a todos os sites que lhe interessam. E mostra os resultados, claro, nesse único ponto. Eu gosto do Google Reader. Mas há o Bloglines e o NetVibes, por exemplo. A facilidade é que você já sabe o que mudou e pode acessar o site diretamente. Eu, por exemplo, tenho os sites que visito diariamente cadastrados no Google Reader. Se sofreram alteração, vou direto para lá, num clique.

Há duas opções para essa facilidade, chamada de RSS (o significado não agrega valor, pois há divergências sobre ele): ficar sabendo de todas alterações no site (o primeiro botão) e ficar sabendo dos comentários postados (depois que eu moderá-los, isto é, autorizá-los ou não).

A segunda novidade é a pesquisa no blog. Tenho mais de quinhentos textos neste espaço, e outros tantos rascunho não publicados. Ãs vezes, eu preciso pesquisar algumas coisas, e finalmente resolvi colocar a funcionalidade.

Com a internet, tudo ficou mais à mão. Não necessariamente mais fácil, mas muito mais acessível.

2 comentários: