quinta-feira, 26 de junho de 2008

Significados

Se você está procurando o significado de "efemérides", clique aqui.

Escrevi para uma amiga que "a escrita não tem significados". É preciso esclarecer...

Quando escrevemos, não entonamos. A entonação fica por conta do leitor. Que pode entonar do jeito que quiser, que for conveniente. Por isto, a palavra escrita é capciosa.

Tem uma história (sempre tem, para desespero de meus amigos): um casal tem um filho estudando fora. Numa época antes da internet e do celular. Um dia, recebem um telegrama. O pai abre. E fica furioso. Sai gritando e a mãe, curiosa, pergunta:

- O que aconteceu?

O pai, muito bravo:

- É esse moleque! Veja que malcriado! A gente se mata de trabalhar para pagar os estudos dele, e ele manda um telegrama desses...

A mãe, curiosa:

- Mas o que está escrito?

O pai lê o bilhete em tom autoritário e ríspido:

- Papai, mande dinheiro!

A mãe pegou o telegrama, leu, e falou para o pai, conciliadora:

- Não é nada disto. Ele estava sem dinheiro e escreveu somente o necessário. Na verdade ele disse: ( e leu, em tom que quem pede gentilmente):

Papai, mande dinheiro...

E o pai, apaziguado:

- Ah, bom, se é assim, então eu mando...

Esta história me foi contada por um chefe, há tempos. E me persegue desde então. E escrevê-la é difícil, já que são as entonações que a colorem. E nem sempre conseguimos dar ao texto a cor que queremos.

Luis Fernando Veríssimo tem uma crônica chamada "O Gigolô das Palavras", em que ele diz que o escritor bate nas palavras para ela aprender quem é que manda. Já eu não consigo isto: tenho de implorar a elas que mostrem o que quero dizer. E nem sempre consigo.

Nas conversas diretas, temos recursos: olhares, gestos, silêncios, pausas. Na linguagem escrita, não temos esses recursos, portanto temos menores possibilidades de circunstanciar as idéia.

O medo é que o leitor haja como o pai, e que não possamos traduzir como fez a mãe. Daí, algumas coisas não serão escritas.

Ponto.

Um comentário:

  1. Oi. Obrigado pelas palavras. Não publico o comentário, mas guardo o significado. É importante saber que pensa assim, é é bom saber que estas mal digitadas conseguem ajudar.
    Volte sempre.

    Grato,

    ResponderExcluir