domingo, 16 de março de 2008

O show precisa continuar

Certa vez, perguntei a um amigo o que ele estava fazendo ali, perdido num cargo inexpressivo, num lugar inexpressivo, com funções nada desafiadoras, logo ele que ocupara cargos muito mais altos na estrutura.

- Sabe quando você vem andando e se depara com um rio? Sua velocidade não lhe permite um salto, se você saltar desse jeito cai no rio. O que eu fiz foi dar uns passos para trás para poder ganhar velocidade, foi a resposta dela.

Faz sentido. Às vezes, precisamos ir devagar porque temos pressa, como diz o ditado. E, conforme ele me ensinou nesse dia, às vezes precisamos "andar para trás" para conseguir ir em frente.

Tudo isto quando as coisas são (podem) ser planejadas. Às vezes, não podem. E, na surpresa, como podemos fazer?

Pois bem, também é um exercício nos prepararmos para isto. Tínhamos um grupo que inventava situações esdrúxulas para que exercitássemos nossas reações. Perguntas do tipo "quantos kilos de arroz você compraria para alimentar a cidade de São Paulo por um fim-de-semana?". Fazíamos inferências e ilações, baseadas em informações baseadas sabe-se lá onde.

Em mesa de bar isto é fácil. Difícil é quando a vida te dá um limão, você quer fazer uma limonada, mas só tem o limão... (sempre achei péssima esse clichê, mas serve para a idéia).

Enfim, o que fazer à frente de uma encruzilhada? Perante um dilema (ou um trilema)? Como saber que caminho escolher, e como intuir seus resultados?

No máximo torcemos. Achamos, ou melhor, torcemos para que um caminho nos leve a alguns resultados, e o escolhemos por causa disto. Nem sempre acontece o que queremos, mas minimizamos o fato, juntando argumentos que justifiquem a decisão inicial.

Acho que isto é normal no processo. Mas o fato é: que caminho escolher?

Cara ou coroa!

Um comentário:

  1. Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Smartphone, I hope you enjoy. The address is http://smartphone-brasil.blogspot.com. A hug.

    ResponderExcluir