quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Cigarros

Não sou chato com fumantes. Pelo contrário, tolero bem, embora nunca tenha fumado. Mas uma coisa me aborrece muito: a despreocupação com as cinzas.

Acho que nada justifica esse ato de jogar as cinzas no chão. Quando em casa, fumantes recorrem a cinzeiros. Pelo simples fato de que suja o chão, e em casa quem limpa é o morador... e nas ruas?

Pelas janelas dos carros é que saem essas cinzas. Nos cinzeiros dos automóveis, tudo menos cinzas e cigarros. Porque deixam um cheiro enjoativo, me disse uma vez um fumante. Ah, bom, nem ele agüentava o cheiro!

Vamos fazer um cálculo bem conservador, para uma cidade de 100.000 habitantes:
  • se 30% da população são fumantes, há 30.000 fumantes;
  • se cada fumante consome 10 cigarros por dia, consome-se nessa cidade 300.000 cigarros por dia;
  • se cada cigarro deixa um resíduo de 10g (cinzas mais a ponta do filtro), há 3.000.000 de gramas de resíduos por dia.
Resultado da brincadeira: 3.000 kg de resíduos de cigarros por dia. Três toneladas.
Quantas são lançadas às ruas? Metade: Uma tonelada e meia. Que eu, não fumante, estou pagando para ser limpa.

Tudo isto porque dia destes um camarada, fumando no carro dele, ao acabar jogou o cigarro no capô do meu. Além de sugismundo, um desaforado!


PS: Sugismundo, credo, que coisa antiga...

Um comentário:

  1. Se tem uma coisa que não tolero é estar conversando com uma pessoa e esta soltar fumaça na minha cara...
    Se quiser fumar não me importo, mas que seja bem longe de mim.

    Beijos pra vc, meu amigo não fumante.

    ResponderExcluir