sábado, 14 de julho de 2007

Entendendo o Brasil

O Brasil tem uma dads maiores cargas tributárias do mundo. Chega a estar entre 35 e 38% do PIB. É uma montanha de dinheiro. Mas precisamos entender os motivos, para poder avaliar com isenção.

O valor é alto. Mas parte dele sustenta a construção e manutenção de nossas estradas. Que, sabe-se, não têm buracos, Têm sinalização farta e em ótimo estado. E se você está pensando em falar dos pedágios, deixe de ser mal-humorado.

Outro benefício é a saúde pública. Com esse dinheiro dos impostos, hospitais são construídos, aparelhados e mantidos. O investimento é necessário para manter os serviços rápidos e sem filas. Pois, como todos sabemos, a velocidade e a presteza no atendimento médico são essenciais. E, de novo, se você está pensando na CPMF, deixe de ser mal-humorado.

São tantos os benefícios que fica até difícil escolher. Mas falemos dads coisas mais tangíveis. Educação, segurança, etc, etc. Nosso dinheiro vai é para isso, certo.
Mas ainda há muitos destinos, nobilíssimos, para nossos impostos.

Políticos precisam de ajuda. Por este motivo, algumas obras incluem em seus custos um valor para que, dividido entre esses políticos, sejam essa ajuda de custo necessária e vital para a democracia. Além das obras, temos doações de campanha, ajuda de empresas, etc. E se você pensou no salário, na ajuda de custo, nas verbas de despesas, etc, etc, etc, recomendo novamente: para de ser ranzinza. Você não quer realmente o bem do Brasil, você só quer motivos para reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário