domingo, 29 de julho de 2007

Cansei

Veja no site www.cansei.com.br uma proposta de manifestação. Manifestação pacífica e silenciosa, não será contra coisa alguma. Mas a favor. A favor da cidadania, a favor do Brasil. Acho interessante a medida, e a apóio. O Brasil está precisando de mobilização, está precisando se articular em torno de temas importantes.

Da tragédia da TAM nada pode restar de bom, que isto fique muito claro. Das vítimas, restará somente a lembrança e a indigação pelos medidas não tomadas, negadas, e finalmente implementadas como se fossem a resposta divina aos problemas. Mas como conseqüências talvez traga medidas e sentimentos que ajudem a incorporar essa necessidade de mudança no povo, e que faça com que a agenda dos políticos se altere em função disto.

Como povo, agrupo cada um e todos nós. Porque a reação é em função do indivíduo, e se aglutina nas multidões. Quando falamos em medidas, precisamos olhar para o umbigo, e medir nosso esforço em direção dessas medidas. Que é, via de regra, quase nada.

A água bateu. Meu nome pode estar num próximo noticiário, como vítima, ainda sem corpo. Isto me motiva a agir? Sim, pois tenho uma filha que não quero saber órfã. Mas, mais: culturalmente, precisamos mesmo participar. Em vez de virar as costas para a políticagem, para as canalhices, precisamos é ter força de grupo para enfrentá-las.

Sei que é uma utopia. Quando a OAB retomar suas atividades normais, e cada um de nós voltar para nosso mundinho, uma cicatriz a mais, mas no dia-a-dia, esse agrupamento deve perder coesão.

Pena. Nossas estradas, escolas, hospitais ainda precisamo de nosso olhar crítico e fiscalizatório. Que eu esteja errado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário