domingo, 6 de maio de 2007

Não é problema meu!!

Poderia dizer que é uma regra que envolve governo. Todos. Realmente envolve, alguns mais que outros.

Mas envolve também nossa vida fora da esfera do governo. Envolve nossa participação em reuniões de condomínio, reuniões na escola, votos.

Tem a ver com nossa posição com relação aos pobres, aos inválidos, aos necessitados.

Sempre temos nossa "função", e ela sempre é volátil a ponto de nos livrar do sentimento de culpa. A culpa é sempre dos outros. "O inferno são os outros", como diria Jean Paul Sartre.

A vida em sociedade é sempre mais do que damos. Poucas são as personalidades que realmente se engajam na sociedade. Por isto, políticos só pensam em si e nos seus. Por isto, "farinha pouca, meu pirão primeiro", um ditado que ouvi no nordeste.

Acredito que o homem esteja ainda nos primórdios de sua evolução. E que, depois de passar pelas fases previstas por Maslow, um outro maslow deve retratar essas mesmas necessidades em relação às realizações sociais.

Enquanto isto, aqueles que têm um pouco mais de acesso à informação e têm um pouco mais de desprendimento, devem "assumir responsabilidades".

O "filminho" a seguir chega a ser pueril como mídia, mas está muitos anos à frente de nossa realidade, na mensagem que passa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário